Localizando os arquivos de log do MySQL no Linux

Este artigo fornece uma descrição de como localizar os arquivos de log do MySQL no Linux, UNIX e distribuições BSD. Desta forma, você aprenderá todos os passos a para localizar e os comandos para visualizar os arquivos desejados.

O MySQL Server gerencia o acesso ao diretório de dados do MySQL que contém bases de dados e tabelas. No entanto, o diretório de dados nem sempre é também o local padrão para outras informações, como arquivos de log e arquivos de status.

Mas, onde então estão localizados os arquivos de registro MySQL em um sistema linux? Tudo depende de qual distribuição linux que você está usando.

Fedora Linux, CentOS ou Red Hat

Para o Fedora Linux, CentOS ou sistema Red Hat simples, os arquivos de registro MySQL estão localizados na pasta padrão dos arquivos de registro, ou seja, no diretório /var/log/. O nome do arquivo é mysqld.log.

Ubuntu ou Debian

Se você está no sistema Ubuntu/Debian, então ele está situado na mesma localização, /var/log/, entretanto o nome do arquivo de log é mysql.log.

FreeBSD

Por fim, se você está no FreeBSD, então você pode encontrar o arquivo de log mysql no diretório /var/db/mysql/. O nome do arquivo de log seria o seu hostname.err.

Visualizando o conteúdo dos arquivos de log do MySQL no Linux

Para abrir o arquivo de log do MySQL no terminal, você pode usar a seguinte série de comandos, como usuário root, dependendo de suas necessidades.

tail -f /var/log/mysql.log
grep 'something' /var/log/mysql.log
less /var/log/mysql.log

Cursos

O curso de PHP Orientado a Objetos vai abordar três módulos que irão lhe ensinar o passo a passo do PHP Orientado a Objetos. Além disso, você vai aprender e como criar a estrutura de um sistema do zero, utilizando o padrão de desenvolvimento MVC: Model, View e Controller.

O curso começa com uma introdução à Programação Orientada a Objetos e como é feita a configuração do seu computador para o PHP.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: