Como identificar Fake News


Este artigo fornece uma descrição de como você pode identificar Fake News, as famosas notícias falsas que são propagadas pela Internet.

Nos dias atuais, Todo mundo recebe constantemente algumas mensagens, principalmente em Grupos de Whatsapp da família que são considerados como Fake News.

Normalmente, é uma notícia alarmante e o incrível é que alguns usuários nem se dão conta que se trata de uma história inverídica e além de receber, compartilham assim mesmo sem nem verificar os fatos.

Antigamente, as mensagens eram enviadas por e-mails, que eram categorizados como SPAMs, HOAX, Lendas Urbanas, entre outros.

Além de receber, muitos usuários encaminham essas histórias como se elas fossem verdadeiras, como uma história do e-mail que dizia que quem repassasse para um número de amigos, iria ganhar um celular da NOKIA (ou Ericsson), algo assim.

Como identificar uma Fake News

Para reconhecer a falsidade de uma história como essas você deve estar atento para o seguinte:

A história tem várias características de um boato virtual, de um hoax ou de uma fake news:

  • É alarmante.
  • Possui informações imprecisas;
  • É incoerente em vários pontos;
  • Em alguns casos, nenhum dos citados no texto está vivo para confirmar;
  • O fato aconteceu longe e há muito tempo (fica difícil se confirmar);
  • Trata de um assunto que interessa a muita gente (saúde);
  • Pede para ser repassada (normalmente para o maior número de pessoas possíveis)

Estes são um dos pontos em que você pode seguir para se precaver de uma história como essa e evitar o repasse de mensagens sem a necessidade, quebrando a corrente.

As cebolas são um imã para as bactérias

Um exemplo de texto que circula na Internet desde 2009, afirma que a cebola cortada atrai as bactérias presentes no recinto e alerta para que não deixemos o alimento aberto para que esse não se contamine. O texto ainda afirma que, em 1919, um médico descobriu que as famílias que deixavam cebolas abertas na casa não morriam de gripe. De acordo com o artigo, uma minuciosa análise em um microscópio revelou que a planta absorveu as bactérias da residência, deixando o local livre da doença.

como identificar fake news

Notícia verdadeira ou Falsa?

Antes de enviar as mensagens, devemos ter sempre em mente se a história que nos foi repassada é verdadeira ou não, para que essas correntes sejam quebradas. Desta forma, para saber como identificar fake news, devemos começar por uma simples pesquisa no Google. Além disso, existem vários sites na internet, como e-farsas.com, que possuem a análise completa do texto falso.

Para saber mais sobre a história da cebola, clique aqui, o texto é do site e-farsas.com e o artigo deles informa no final que a história é falsa e que cebola contém vitaminas e faz bem à saúde. Além disso, é importante não devemos deixar uma cebola exposta, por uma questão de higiene.

Outros exemplos

Eleições

Dobrar a verdade para ganho político certamente é mais velho que a própria internet. A propaganda política remonta aos tempos antigos, mas cresceu em escala e poder persuasivo com a comunicação de massa. Entretanto, apesar da propaganda do século passado ter sido amplamente controlada pelo estado, a tendência crescente de notícias falsas hoje em dia é desencadeada mais rapidamente. Isso acontece pois as pessoas estão mais conectadas na internet, com a evolução dos smartphones.

Além disso, pequenos grupos de pessoas se aproveitam dessa interação nas mídias sociais e dos algoritmos das redes sociais para propagar ainda mais as notícias falsas e acirrar a briga política.

Não é fake news que as eleições tem sido influenciada por boatos em diversos países no mundo, inclusive nas últimas eleições realizadas nos EUA, Brasil e na votação do Brexit.

Desta forma, visando frear o compartilhamento em massa de mensagens falsas, o Whatsapp tomou medidas e limitou este recurso no aplicativo. Além disso, desde dezembro de 2019, empresas que usam o Whatsapp Business poderão ser processadas por envio de mensagens em massa. Usuários também podem não escapar de um processo, na utilização do Whatsapp comum.

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
%d blogueiros gostam disto: